AAPPAD

Neurosgenêticistas

Lista de NEUROSGENETICISTAS

Os médicos do Serviço de Genética Médica (SGM) e do Serviço de Neurologia do HCPA ponderam que não se pode dar uma opinião e uma orientação médica, a não ser em consulta presencial. 

Se você é do Rio Grande do Sul, deve buscar autorização de consulta genética num posto de saúde junto à sua casa. Praticamente todos os atáxicos são encaminhados ao SGM-HCPA e a mais nenhum outro serviço de genética. Se você já tiver um parente atendido no SGM-HCPA, ligue diretamente para lá e mencione o nome deste parente: neste caso, o SGM-HCPA tem autonomia e autorização para agendar direto sua primeira consulta.

Se você é de fora do Rio Grande do Sul, pode tentar pedir uma autorização para “Tratamento fora do Domicílio” (TFD) junto à sua secretaria da saúde. No entanto, essa autorização pode demorar. Assim, aconselho você a procurar na seguinte lista, algum médico geneticista mais próximo, no seu próprio estado: veja em http://www.sbgm.org.br/servicos.asp 

Os médicos que atendem atáxicos e que trabalham em parceria com o SGM-HCPA  são os seguintes, por estado:

Rio Grande do Sul: Dr. Raphael Castilhos (Hospital Conceição)

Santa Catarina: Dra. Katia Lin.

São Paulo: Dr. Orlando Barsottini, Dr. José Luiz Pedroso, Dr.  Diego Salarini (cidade de São Paulo); Dr. Wilson Marques Jr, Dr. Charles Marque Lourenço (Ribeirão Preto).

Rio de Janeiro: Dr. Fernando R. Vargas e Dra. Angelica Lima (Rio de Janeiro); Dr. Marco Antonio Araújo Leite (Niterói).

Espírito Santo: Dr. Hector Wanderley

Bahia: Dra. Angelina Acosta, Dra. Betania Toralles

Paraíba: Dra. Paula Frassineti

Rio Grande do Norte: Dr. Clécio Godeiro

Ceará: Dr. Pedro Braga Neto, Dra. Erlane Ribeiro

Pará: Dr. Luis Carlos Santana da Silva

Goiás: Dr. Helio van der Linden

Mato Grosso: Dr. Marcial Francis Galera.

Brasília: Dr. Gerson Carvalho. 

Se o seu médico pensou que poderia se tratar de uma doença metabólica, ele pode fazer uma consulta para http://www.siem.ufrgs.br/home.html, um serviço do SGM-HCPA.